A Gestão Energética tem sido destaque dentro das empresas, principalmente devido ao preço e reajuste da energia, assim como a crise hídrica que impacta diretamente na energia elétrica.
É estimado que o custo com a eletricidade esteja entre os três maiores gastos financeiros dentro das empresas e indústrias e, dependendo do caso, pode ser a maior despesa dentro do planejamento financeiro das empresas.
Por isso, considerar a gestão energética é primordial no seu planejamento empresarial, bastar analisar os benefícios que isso trará para seu negócio. E não estamos falando apenas do financeiro, viu?
Como começar a fazer o planejamento estratégico e incluir a gestão energética?
Antes de tudo, você deve olhar para dentro da empresa/indústria e considerar alguns pontos importantes:
- Qual o seu orçamento e o objetivo do negócio? Com isso em mente, você saberá onde está e onde quer chegar. Com essas informações, fica muito mais fácil entender os resultados esperados com a gestão de energia e o que fazer para alcançá-los.
- Meça o consumo de energia atual. Estabelecer uma linha de base contra a qual as reduções futuras serão medidas é um passo importante para acompanhar o progresso. Você nunca saberá se o plano está dando certo se não tiver dados para comparar.
- Desenvolva um perfil de uso de energia. Um perfil de uso de energia demonstrará como o uso de energia é distribuído entre os sistemas prediais (por exemplo, aquecimento, água, iluminação, equipamentos de escritório, refrigeração e assim por diante), bem como identificar a fonte de energia para cada sistema (gás natural, óleo combustível, calor/energia distrital, eletricidade). Isso ajuda a distinguir ainda mais o desempenho desses sistemas e ajudar a identificar oportunidades de redução adicionais.
- Analise ferramentas e ações que serão importantes. Isso é algo que deve estar no orçamento: há algum software que pode ajudar na gestão de energia? Será preciso adquirir algum aparelho para isso? Dentro do seu negócio, terá que ser feita substituição de maquinário? Tudo isso deve ser levado em consideração.
- Tenha em mente todos os cenários. Ainda não podemos prever o futuro, por isso, devemos estar sempre prontos para o que pode vir. Por isso, um planejamento estratégico bem pensado faz toda a diferença.
Ter dados faz toda a diferença
Monitore seu desempenho regularmente para verificar se está progredindo em direção às suas metas de economia de energia. Implemente procedimentos para garantir que seus sistemas continuem operando com eficiência e continuem a fazer economias no futuro. Deixe os funcionários saberem como está o progresso para atingir as metas – isso ajuda a mantê-los motivados.
Ter dados ajuda os responsáveis a acompanhar o sucesso da implantação da gestão energética, e colabora para defender a projeção de investimentos e para a realização de análise preditiva.
Gestão de energia e Eficiência energética com foco na simplificação de processos e custo-benefício
Há mais de 30 anos a CCK Automação é referência no mercado; através da eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia e utilidades, nossas soluções fazem frente na redução de custos e melhorias para sua empresa.
Entre em contato e veja as nossas soluções para o seu negócio. Juntos, podemos fazer a diferença no mundo e no seu negócio.